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Linha 6: | Linha 6: | ||
-**__1º Bimestre__** (18 aulas) | -**__1º Bimestre__** (18 aulas) | ||
- | - **Introdução aos Jogos Digitais ** ({{:corpodocente:papaiz:01-des_jogos_-_introducao.pdf|pdf}}) | + | - **Introdução aos Jogos Digitais ** ({{.:01-des_jogos_-_introducao.pdf|pdf}}) |
* História dos Jogos: "//A Era do Vídeo Game//" (Discovery Channel) ([[https://www.youtube.com/watch?v=ZgogqzK9iXg|link]]) | * História dos Jogos: "//A Era do Vídeo Game//" (Discovery Channel) ([[https://www.youtube.com/watch?v=ZgogqzK9iXg|link]]) | ||
- **Game Design** | - **Game Design** | ||
- | * O que é? Quem são os Jogadores ({{:corpodocente:papaiz:03.1-des_jogos_-_game_design_-_projeto_do_jogo.pdf|pdf}}) | + | * O que é? Quem são os Jogadores ({{.:03.1-des_jogos_-_game_design_-_projeto_do_jogo.pdf|pdf}}) |
- | * Exemplo de um //Game Design Document// ({{:corpodocente:papaiz:03.2-exemplo_de_gdd.pdf|pdf}}) | + | * Exemplo de um //Game Design Document// ({{.:03.2-exemplo_de_gdd.pdf|pdf}}) |
- | * Modelando o Jogo ({{:corpodocente:papaiz:04.1-des_jogos_-_game_design_-_projeto_do_jogo_-_continuacao.pdf|pdf}}) | + | * Modelando o Jogo ({{.:04.1-des_jogos_-_game_design_-_projeto_do_jogo_-_continuacao.pdf|pdf}}) |
* Mecânica e Jogabilidade (Gameplay) | * Mecânica e Jogabilidade (Gameplay) | ||
* Gêneros de Jogos | * Gêneros de Jogos | ||
- | - **Personagens** ({{:corpodocente:papaiz:05.1-des_jogos_-_game_design_-_personagens.pdf|pdf}}) | + | - **Personagens** ({{.:05.1-des_jogos_-_game_design_-_personagens.pdf|pdf}}) |
* Arquétipos de Personagens | * Arquétipos de Personagens | ||
* Caracterização | * Caracterização | ||
- | - ** Trabalho-01** ({{:corpodocente:papaiz:06.1-des_jogos_-_trabalho-01.pdf|pdf}}) LOL | + | - ** Trabalho-01** ({{.:06.1-des_jogos_-_trabalho-01.pdf|pdf}}) LOL |
-Entrega: até as 23h59 do dia 22/05 | -Entrega: até as 23h59 do dia 22/05 | ||
-Enviar o PDF para o e-mail do professor (fabianopapaiz@gmail.com) com o seguinte assunto "//__IFRN - Desenvolvimento de Jogos - Trabalho 01__//" | -Enviar o PDF para o e-mail do professor (fabianopapaiz@gmail.com) com o seguinte assunto "//__IFRN - Desenvolvimento de Jogos - Trabalho 01__//" | ||
- **//Storytelling//** | - **//Storytelling//** | ||
- | -A Jornada do Herói ({{:corpodocente:papaiz:07.1-des_jogos_-_a_jornada_do_heroi.pdf|pdf}}) | + | -A Jornada do Herói ({{.:07.1-des_jogos_-_a_jornada_do_heroi.pdf|pdf}}) |
- ** Trabalho-02**LOL | - ** Trabalho-02**LOL | ||
- | -Escolher 2 jogos digitais que possuam história e personagens e identificar em cada um deles os 12 passos da Jornada do Herói, de Joseph Campbell. Faça o trabalho baseando-se nesse exemplo: ({{:corpodocente:papaiz:07.3-des_jogos_-_a_jornada_do_heroi_-_exemplo_do_trabalho.pdf|pdf}}) | + | -Escolher 2 jogos digitais que possuam história e personagens e identificar em cada um deles os 12 passos da Jornada do Herói, de Joseph Campbell. Faça o trabalho baseando-se nesse exemplo: ({{.:07.3-des_jogos_-_a_jornada_do_heroi_-_exemplo_do_trabalho.pdf|pdf}}) |
-Entrega: até as 23h59 do dia 29/05 | -Entrega: até as 23h59 do dia 29/05 | ||
-Enviar o PDF para o e-mail do professor (fabianopapaiz@gmail.com) com o seguinte assunto "//__IFRN - Desenvolvimento de Jogos - Trabalho 02__//" | -Enviar o PDF para o e-mail do professor (fabianopapaiz@gmail.com) com o seguinte assunto "//__IFRN - Desenvolvimento de Jogos - Trabalho 02__//" | ||
Linha 33: | Linha 33: | ||
***Introdução** | ***Introdução** | ||
***Laboratório-1**: Criação do Jogo Roll-a-Ball (segundo tutorial do site do Unity 3D) | ***Laboratório-1**: Criação do Jogo Roll-a-Ball (segundo tutorial do site do Unity 3D) | ||
- | *Parte-1 ({{:corpodocente:papaiz:10.1-des_jogos_-_jogo_roll_a_ball_-_laboratorio_-_parte_1.pdf|pdf}}) | + | *Parte-1 ({{.:10.1-des_jogos_-_jogo_roll_a_ball_-_laboratorio_-_parte_1.pdf|pdf}}) |
- | *Parte-2 ({{:corpodocente:papaiz:10.2-des_jogos_-_jogo_roll_a_ball_-_laboratorio_-_parte_2.pdf|pdf}}) | + | *Parte-2 ({{.:10.2-des_jogos_-_jogo_roll_a_ball_-_laboratorio_-_parte_2.pdf|pdf}}) |
- | *Arquivo de áudio ({{:corpodocente:papaiz:10.3-des_jogos_-_jogo_roll_a_ball_-_laboratorio_-_parte_2_-_audio.zip|zip}}) | + | *Arquivo de áudio ({{.:10.3-des_jogos_-_jogo_roll_a_ball_-_laboratorio_-_parte_2_-_audio.zip|zip}}) |
***Laboratório-2**: Desenvolvimento de jogos com Unity para Windows 8 e Windows Phone 8 | ***Laboratório-2**: Desenvolvimento de jogos com Unity para Windows 8 e Windows Phone 8 | ||
*Curso Gratuito da Microsoft Virtual Academy (MVA) | *Curso Gratuito da Microsoft Virtual Academy (MVA) | ||
- | *Vídeos do Curso: {{:corpodocente:papaiz:desjogos-curso_da_microsoft_mva.zip|zip}} | + | *Vídeos do Curso: {{.:desjogos-curso_da_microsoft_mva.zip|zip}} |
- | *//Assets Package// Utilizado: {{:corpodocente:papaiz:desjogos-mva-assets_unity.zip|zip}} | + | *//Assets Package// Utilizado: {{.:desjogos-mva-assets_unity.zip|zip}} |
*Site: [[http://www.microsoftvirtualacademy.com/training-courses/desenvolvimento-de-jogos-com-unity-para-windows-8-e-windows-phone-8-introducao|link]] | *Site: [[http://www.microsoftvirtualacademy.com/training-courses/desenvolvimento-de-jogos-com-unity-para-windows-8-e-windows-phone-8-introducao|link]] | ||
***Laboratório-3**: Criação do Jogo 2D - Megaman | ***Laboratório-3**: Criação do Jogo 2D - Megaman | ||
- | *Parte-1 ({{:corpodocente:papaiz:11.1-des_jogos_-_megaman_2d_-_laboratorio_-_parte_1.pdf|pdf}}) | + | *Parte-1 ({{.:11.1-des_jogos_-_megaman_2d_-_laboratorio_-_parte_1.pdf|pdf}}) |
- | *Arquivos de Sprites: ({{:corpodocente:papaiz:11.2-des_jogos_-_megaman_2d_-_laboratorio_-_parte_1_-_sprites.zip|zip}}) | + | *Arquivos de Sprites: ({{.:11.2-des_jogos_-_megaman_2d_-_laboratorio_-_parte_1_-_sprites.zip|zip}}) |
- | *Parte-2 ({{:corpodocente:papaiz:11.3-des_jogos_-_megaman_2d_-_laboratorio_-_parte_2.pdf|pdf}}) | + | *Parte-2 ({{.:11.3-des_jogos_-_megaman_2d_-_laboratorio_-_parte_2.pdf|pdf}}) |
- | *Arquivo de Sprite da Bomba: ({{:corpodocente:papaiz:11.4-des_jogos_-_megaman_2d_-_laboratorio_-_parte_2_-_sprites_bomba.zip|zip}}) | + | *Arquivo de Sprite da Bomba: ({{.:11.4-des_jogos_-_megaman_2d_-_laboratorio_-_parte_2_-_sprites_bomba.zip|zip}}) |
- | *Parte-3 ({{:corpodocente:papaiz:11.5-des_jogos_-_megaman_2d_-_laboratorio_-_parte_3.pdf|pdf}}) | + | *Parte-3 ({{.:11.5-des_jogos_-_megaman_2d_-_laboratorio_-_parte_3.pdf|pdf}}) |
*Telas de menu e game over e inclusão do HUD (Head-up Display) | *Telas de menu e game over e inclusão do HUD (Head-up Display) | ||
- | *Parte-4 ({{:corpodocente:papaiz:11.6-des_jogos_-_megaman_2d_-_laboratorio_-_parte_4.pdf|pdf}}) | + | *Parte-4 ({{.:11.6-des_jogos_-_megaman_2d_-_laboratorio_-_parte_4.pdf|pdf}}) |
- | *Arquivos de texturas: ({{:corpodocente:papaiz:11.7-des_jogos_-_megaman_2d_-_laboratorio_-_parte_4_-_texturas.zip|zip}}) | + | *Arquivos de texturas: ({{.:11.7-des_jogos_-_megaman_2d_-_laboratorio_-_parte_4_-_texturas.zip|zip}}) |
Linha 58: | Linha 58: | ||
* **Projeto de Jogo Digital** (em grupo de 3 pessoas) | * **Projeto de Jogo Digital** (em grupo de 3 pessoas) | ||
-__Pré-Produção__ | -__Pré-Produção__ | ||
- | *Criar o Documento de Game Design (GDD) com os seguintes tópicos ({{:corpodocente:papaiz:12.1.1-des_jogos_-_projeto_do_jogo_-_pre-producao.pdf|ver}}) | + | *Criar o Documento de Game Design (GDD) com os seguintes tópicos ({{.:12.1.1-des_jogos_-_projeto_do_jogo_-_pre-producao.pdf|ver}}) |
*Entrega: 14/JUL/2015 (Apresentação) | *Entrega: 14/JUL/2015 (Apresentação) | ||
-__Produção__ / __Finalização__ | -__Produção__ / __Finalização__ |