Pesquisa na DIATINF

A Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação realiza as ações de pesquisa através dos núcleos de pesquisa. Cada núcleo de pesquisa é constituído por um grupo de docentes do IFRN, docentes de outras instituições (colaboradores), profissionais técnicos e discentes (bolsistas e/ou voluntários). Atualmente, a DIATINF conta com os seguintes núcleos de pesquisa:

Abaixo, você encontrará mais informações sobre cada um dos respectivos núcleos/grupos de pesquisa.

Os estudos organizacionais desenvolvidos pelo grupo têm o intuito de integrar o ensino e a extensão, em pesquisas realizadas no âmbito das instituições públicas e privadas. Esses resultados visam a publicação em periódicos científicos, livros e anais de eventos, a fim de socializar e difundir o conhecimento sobre a ciência da administração e as novas formas de cooperação interpessoal e interorganizacional junto à comunidade acadêmica e a sociedade. A globalização, os avanços na tecnologia e nas comunicações, a redução dos tempos de ciclo dos produtos e as mudanças nas legislações fazem com que as instituições busquem se alinhar aos desafios impostos, que possuem repercussões profundas na forma de viver do homem. Para encontrar soluções que atendam as crescentes demandas da sociedade faz-se necessário o desenvolvimento de inovações nos processos, com iniciativas que promovam o desenvolvimento da cooperação. Nesse sentido, os estudos alinham teoria e prática, em consonância com abordagens sociológicas e econômicas, na busca de ampliar as competências dos pesquisadores e melhorar o desempenho nas organizações públicas ou privadas. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo permitem desenvolver soluções alinhadas às realidades locais, ampliando a troca de informações e subsidiando novas propostas de investigação.

Núcleo de Desenvolvimento de Software

  • Objetivos: potencializar a pesquisa e a utilização de novas tecnologias para sistemas de informação, promovendo a execução de projetos de tecnologia de informação, o fomento ao desenvolvimento de novas metodologias de tecnologia da informação e a elaboração de soluções para projetos de software, definindo modelos, processos, bases de dados e ambiente tecnológico.
  • Áreas de atuação: engenharia de software, desenvolvimento de sistemas, banco de dados, qualidade de software, desenvolvimento WEB.
  • Site do NUDES: http://nudes.ifrn.edu.br

Núcleo de Gestão em Tecnologia da Informação

  • Objetivos: inclusão digital de micros e pequenos empresários e alavancagem comercial por meio do uso adequado de tecnologia da informação; interação com práticas empresariais e estímulo ao empreendedorismo; e oferecimento de soluções (produtos e serviços), treinamento e assessoria compatíveis à realidade financeira dos micros e pequenos empresários da região, bem como às Instituições Públicas.
  • Áreas de atuação: engenharia de software, linguagem de programação, sistemas WEB, gerência da informação, banco de dados, redes de computadores, otimização combinatória, gestão empresarial e gestão da qualidade total.

Núcleo de Tecnologia em Arquitetura de Computadores

  • Objetivos: desenvolver pesquisas em tecnologias de arquiteturas de computadores.
  • Áreas de atuação: projetos de sistemas digitais, otimização de compiladores, algoritmos de geração e compressão de código, avaliação de desempenho de arquiteturas e compilação dinâmica.

Núcleo de Tecnologia em Telemática

  • Objetivos: desenvolver pesquisas básicas e tecnológicas na área de telemática, procurando manter uma estreita relação com os cursos oferecidos e aproveitando os recursos de laboratórios, professores e alunos.
  • Áreas de atuação: Protocolos de Comunicação de Dados, Qualidade de Serviço (QoS), Qualidade de Experiência (QoE), Redes Definidas por Software (SDN), Segurança da Informação, Sistemas Embarcados, Transmissão de Dados em Redes sem Fio
  • Atualmente a maior parte das atividades do NUTEL são desenvolvidas no Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Avançadas em Redes de Computadores (LaTARC)
  • Site do LaTARC: http://latarc.ifrn.edu.br

Centro de Competências em Software Livre

Laboratório de Pesquisa em Informática, Comunicação e Automação

Núcleo Avançando de Inovação Tecnológica