A Maratona é dirigida a alunos de cursos superior da área de computação e afins: Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc. Cada escola poderá inscrever mais de um time (veja as regras do concurso para mais detalhes).

A Maratona ocorre em duas fases. A primeira fase será eliminatória, e ocorrerá simultaneamente no dia 15 de setembro de 2018 em várias sedes espalhadas por todo o Brasil. Sua instituição pode se candidatar para receber uma sede nesta primeira fase. Para isso, um representante de sua instituição deverá preencher o formulário de inscrição até 1 de maio de 2018. As sedes aceitas estarão cadastradas até o final do mês. A final da XXIII Maratona de Programação ocorrerá nos dias 9 e 10 de novembro de 2018 em Salvador, e contará com os times classificados nas várias sedes na primeira fase. Veja as regras do concurso para mais detalhes.

Para efetuar a inscrição o time deverá ter um representante da instituição a que os alunos pertencem, ou alguém por ele indicado, que é o “coach”. Este atestará junto à organização do concurso que os integrantes dos times de sua instituição atendem os requisitos para participar da competição. Cada time é composto por um “coach” (que poderá ser docente do curso ou deverá ser indicado por um docente para este fim), três integrantes (veja as regras do concurso para mais detalhes sobre a elegibilidade de cada integrante) e um reserva.

O coach é o único interlocutor da equipe junto à organização do concurso. Ele deverá cadastrar as informações dos membros da equipe no site do ICPC e providenciar o pagamento da taxa de inscrição do time, conforme descrito nas informações sobre como se inscrever. Se todos os procedimentos de inscrição não forem realizados conforme necessário, seu(s) time(s) poderá(ão) ser desclassificado(s). É muito importante que a informação no site do ICPC esteja correta! O coach é também quem poderá recorrer ao diretor da regional sulamericana caso considere que algum procedimento prejudicou seu time (veja as regras do concurso para mais detalhes).

Se você deseja competir na Maratona, forme seu time! Procure um professor de seu curso para que ele ajude você e seu time sendo o coach, e informe-o dos procedimentos de inscrição. Se você é professor de uma instituição de ensino superior da área de computação ou afim, reúna seus alunos e monte seus times! Se não tem havido sedes da Maratona na sua região candidate sua instituição para sediar a Maratona! Veja as datas importantes. Não perca os prazos!!!

A final brasileira da competição ocorrerá em dois dias cheios. No primeiro dia ocorre a abertura, a sessão de aquecimento e outros eventos importantes. É fundamental a participação dos times neste primeiro dia! No segundo dia ocorre a competição e a festa de encerramento do concurso. A organização do concurso oferecerá auxílio para os times de fora da sede para hospedagem durante as finais.

  • extensao/eventos/2018/maratona_programacao/como_participar.txt
  • Última modificação: 2018/06/13 02:29
  • por 1301182