INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO – PROEX

DIRETORIA ACADÊMICA DE GESTÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – DIATINF

A diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação – DIATINF do Campus Natal-Central – CNAT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, no uso de suas atribuições e sob a anuência e supervisão da Pró-reitoria de Extensão do IFRN, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao processo seletivo de estudantes de graduação, dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores do Campus Natal/Central, para aturarem nas ações previstas do PROGRAMA DESPERTANDO JOVENS TALENTOS PARA EMPREENDIMENTOS CRIATIVOS DIGITAIS (GAMEDU), vinculado ao Programa de Extensão Universitária do MEC.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

  1. O PROEXT 2015-MEC é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior.
    1. O PROEXT é uma iniciativa do MEC que disponibiliza por edital nacional recursos financeiros para desenvolvimento das iniciativas propostas pelas instituições de ensino superior.
  2. O programa de extensão “Despertando Jovens Talentos para Empreendimentos Criativos Digitais” (GAMEDU), foi contemplado na gestão 2015 para o desenvolvimento de diversas atividades.

2. DO OBJETO DESTE EDITAL

  1. O presente edital visa selecionar estudantes bolsistas, vinculados a cursos de graduação do Campus Natal/Central (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores), para participarem das atividades do programa de extensão aprovado pelo PROEXT, para o ano de 2016.

3. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

  1. Poderão candidatar-se alunos regularmente matriculados nos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus Natal/Central, com efetiva frequência e cursando a partir do segundo período no semestre letivo 2016.1.
  2. Os alunos que tiverem vínculo empregatício ou estiverem recebendo bolsa de qualquer natureza custeada pelo IFRN, empresa ou outras instituições não poderão participar dessa seleção.
  3. O valor da bolsa para os estudantes selecionados terá como referência à bolsa de extensão, regulamentada no Decreto no 7.416, de 30 de dezembro de 2010, em conformidade com o valor praticado pelas agências oficiais de fomento à pesquisa, art. 2o do Decreto no 7.413/2010 - R$ 400,00 (quatrocentos reais).
  4. O período a que se refere a bolsa do discente será de 8 meses.
  5. Fará jus ao certificado de participação no PROEXT 2015 MEC/IFRN o bolsista que cumprir um mínimo de 06 (seis) meses de atividades no programa.

4. DAS VAGAS

  1. São oferecidas 4 (quatro) vagas, com remuneração através de bolsa, segundo os valores definidos pelo CNPq para tal modalidade de bolsas (ATP-B), conforme publicado no site do CNPq – fomento-tecnologico.

5. DA INSCRIÇÃO

  1. A inscrição deverá ser realizada através do envio do formulário de inscrição disponibilizado através do site da DIATINF – http://diatinf.ifrn.edu.br, no período especificado.

6. DA SELEÇÃO

  1. O processo seletivo constará de análise dos candidatos com base nos critérios abaixo:
    1. Análise do rendimento acadêmico;
    2. Histórico curricular;
    3. Ter histórico de participação em projetos de extensão no IFRN.
  2. A qualquer tempo, o aluno poderá ser excluído do processo seletivo, desde que verificada qualquer falsidade nas declarações ou irregularidades nos documentos apresentados ou o acúmulo de outro tipo de bolsa.
  3. A documentação e as informações prestadas pelo candidato serão de inteira responsabilidade do mesmo.

7. DO CRONOGRAMA

  1. O processo seletivo será realizado de acordo com o cronograma do quadro abaixo.
Evento Data/período
Inscrições dos candidatos 16/06/2016 A 27/06/2016
Seleção dos candidatos 28/06/2016
Divulgação do resultado 29/06/2016
Início das ações 01/07/2016

8. DOS REQUISITOS E COMPROMISSOS DO BOLSISTA

  1. Zelar pela qualidade acadêmica do Programa de Extensão “Despertando Jovens Talentos para Empreendimentos Criativos Digitais”, PROEXT 2015 MEC/IFRN.
  2. Participar de todas as atividades programadas pelo Coordenador do projeto.
  3. Manter um bom rendimento no curso de graduação.
  4. Cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Responsabilidade, assinalado no formulário de inscrição.
  5. Dedicar-se às atividades do curso de graduação e do Programa de Extensão PROEXT 2015 MEC/IFRN, cumprindo a carga horária de vinte horas semanais da maneira acordada com o Coordenador do Programa.
  6. Indicar agência e número da conta bancária (conta corrente/poupança pessoal) para recebimento da bolsa vinculada ao Programa de Extensão PROEXT 2015 MEC/IFRN.

9. DO DESLIGAMENTO DO ESTUDANTE DO PROGRAMA

  1. O estudante bolsista será desligado do programa nos seguintes casos:
    1. trancamento de matrícula institucional ou abandono de curso de graduação;
    2. desistência;
    3. rendimento escolar insuficiente;
    4. descumprimento das obrigações junto ao Coordenador do Programa no Campus e/ou Coordenação Geral do Programa.

10. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos serão dirimidos pela Pró-Reitoria de Extensão, por intermédio da Assessoria de Programas e Convênios.

Natal, 16 de junho de 2016.

Fellipe Aleixo 2016/06/16 09:45