Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
O Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática, presencial, tem como objetivo geral: preparar profissionais capazes de realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, incluindo hardware, software, aspectos organizacionais e humanos, visando a aplicações na produção de bens, serviços e conhecimentos.
Os objetivos específicos do curso compreendem:
- contribuir para a formação critica e ética frente às inovações tecnológicas, avaliando seu
- impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade;
- estabelecer relações entre o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia e suas implicações para a educação profissional e tecnológica, além de comprometer-se com a formação humana,buscando responder às necessidades do mundo do trabalho;
- possibilitar reflexões acerca dos fundamentos científico-tecnológicos da formação técnica,relacionando teoria e prática nas diversas áreas do saber;
- especificar, montar, instalar e utilizar computadores;
- instalar, configurar e utilizar softwares;
- interligar sistemas de computadores, identificando as arquiteturas de rede e analisando meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação;
- avaliar a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica dos componentes de redes;
- diagnosticar e corrigir falhas no funcionamento de equipamentos de informática;
- realizar manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de informática;
- realizar procedimentos de Backup e recuperação de dados;
- orientar terceiros em relação às técnicas e tecnologias computacionais empregadas em suas necessidades.
Projeto Pedagógico
Formas de Ingresso
O acesso ao Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática, presencial, destinado a portadores do certificado de conclusão do Ensino Fundamental, ou equivalente, poderá ser feito através de:
- processo seletivo, aberto ao público ou conveniado, para o primeiro período do curso; ou
- transferência, para período compatível
Manual do aluno
2016
Matriz Curricular
Ementas de Disciplinas
Prática profissional
A prática profissional proposta para o curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade integrada, do IFRN rege-se pelos princípios da equidade (oportunidade igual para todos), flexibilidade (mais de uma modalidade de prática profissional), aprendizado continuado (orientação em todo o período de seu desenvolvimento), superação da dicotomia entre teoria e prática (articulação da teoria com a prática profissional) e acompanhamento do desenvolvimento do estudante.
De acordo com as Orientações Curriculares Nacionais, a prática profissional é compreendida como um componente curricular obrigatório e estabelecida, portanto, como condição indispensável para obtenção do diploma de Técnico de Nível Médio. No IFRN, essa prática é realizada por meio de Projetos Integradores (obrigatórios) e complementada pela realização de Estágios Curriculares, Projetos de Pesquisa ou Projetos de Extensão, podendo esses serem desenvolvidos na própria instituição, na comunidade ou em locais de trabalho, objetivando a integração entre teoria e prática, com base na interdisciplinaridade, e resultando em relatórios técnicos sob o acompanhamento e supervisão de um orientador.
A prática profissional tem carga horária mínima de 400 horas e deverá ser devidamente planejada, acompanhada e registrada, a fim de que se configure em aprendizagem significativa, experiência profissional e preparação para os desafios do exercício profissional, ou seja, uma metodologia de ensino que atinja os objetivos propostos. Para tanto, deve ser supervisionada como atividade própria da formação profissional e relatada pelo estudante. Os relatórios produzidos deverão ser escritos de acordo com as normas da ABNT, estabelecidas para a redação de trabalhos técnicos e científicos e farão parte do acervo bibliográfico da Instituição. As modalidades da prática profissional estão descritas a seguir.
Documentos necessários para prática profissional
Declarações e documentos para orientadores da prática profissional
Modelos de relatórios de prática profissional
Guias de Normalização para Trabalhos Acadêmicos
A Biblioteca disponibiliza para o aluno, guias online, contendo orientações para a elaboração dos trabalhos acadêmicos de acordo com a sua tipologia (TCC, relatório, artigo, tese, dissertação, entre outros).
Ficha de identificação
O aluno deverá procurar a biblioteca do campus, com uma cópia aprovada pelo orientador, para avaliação pela bibliotecária da normas e padrões da ABNT.
Conforme a NBR 10719:2015 Relatório técnico e/ou científico.
4.2.1.1.2 Verso b) dados internacionais de catalogação-na-publicação, elemento opcional, deve conter os dados de catalogação-na-publicação, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente. Os dados internacionais de catalogação-na-publicação serão obrigatórios quando não utilizado o formulário de identificação.
Finalização de prática profissional
Ao final do desenvolvimento da prática profissional, quando o aluno já encerrou todos os requisitos conforme o [ 2ª Revisão - ATUALMENTE EM USO - Guia passo-a-passo para realização de prática profissional 2017 ], este deverá abrir um processo eletrônico no SUAP, com o assunto: Finalização de prática profissional. (OBS: O alunos pode encaminhar o processo no SUAP através do orinetador ou solicitar a Secretária Acadêmica da DIATINF).
Os seguintes documentos serão obrigatórios em anexo ao processo de finalização de prática profissional no SUAP
- Relatório final, digitalizado, em formato PDF. Verão final, após revisão por parte do orientador (comprovado ao anexar a folha de aprovação ao relatório) e revisão pelo biblioteca (anexar comprovante emitido pela biblioteca. Ao final do relatório, deve constar ficha de identificação.
- Formulários, dependendo da modalidade de prática profissional, preenchidos incluindo as atividades realizadas (comprovação somente com assinaturas no formulário. Adicionalmente, solicita-se uma declaração emitida pela instituição onde foi realizada a prática profissional, em papel timbrado com assinatura do responsávwel) : Formulário da prática profissional - Modalidade - estágio ou Formulário da prática profissional - Modalidade - Projeto de Pesquisa e/ou Extensão.
- Ata de apresentação pública de prática profissional devidamente preenchida e assinada pelo orientador.
- Termo de arquivamento de relatório de prática profissional, seja depósito físico ao através do Memoria.ifrn.edu.br, devidamente assinado pelo coordenador de curso e/ou secretário acadêmico.
Trabalhos de prática profissional
Eventos
2019
2018
2017
2016
2015
Observatório contra Agressões (ANTI-BULLYING)
- O que é bullying?
Bullying se caracteriza por uma série de agressões intencionais, físicas e/ou verbais entre pessoas de um mesmo grupo (ex: estudantes).
- Quem participa do bullying?
Existem 3 participantes no bullying: o agressor, a vitima e o espectador. Existem 2 tipos de espectador, o passivo que apenas vê o bullying acontecer e normalmente não denuncia com medo de virar vitima e o espectador ativo que é aquele que além de ver o bullying ocorrer ele participa rindo da situação.
- Como posso denunciar um caso de bullying no IFRN?
Você pode entrar em contado com a pedagogia/coordenação do seu curso ou se preferir pode fazer uma denúncia anônima (através do formulário abaixo) pedindo ajuda no observatório anti-bullying.
Envie seu relato anônimo
Passou por uma situação de agressão e não sabe a quem pedir ajuda ?! Quer denunciar de forma anônima um incidente em sala de aula ?
Estamos a disposição para lhe atender.
Contato
Coordenador: Prof. Anderson Eugenio Silva da Costa
Portaria: 176/2019 - DG/CNAT/RE/IFRN, 13 de fevereiro de 2019
E-mail: anderson.costa@ifrn.edu.br
Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação
Instituto Federal de Educação Tecnológica - IFRN
Av. Sen. Salgado Filho, 1559 - Tirol - Natal/RN
CEP: 59015-000
Fone: +55 84 4005-9980