cursos:tecnicos:msi:start

O Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática, presencial, tem como objetivo geral: preparar profissionais capazes de realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, incluindo hardware, software, aspectos organizacionais e humanos, visando a aplicações na produção de bens, serviços e conhecimentos.

Os objetivos específicos do curso compreendem:

  • contribuir para a formação critica e ética frente às inovações tecnológicas, avaliando seu
  • impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade;
  • estabelecer relações entre o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia e suas implicações para a educação profissional e tecnológica, além de comprometer-se com a formação humana,buscando responder às necessidades do mundo do trabalho;
  • possibilitar reflexões acerca dos fundamentos científico-tecnológicos da formação técnica,relacionando teoria e prática nas diversas áreas do saber;
  • especificar, montar, instalar e utilizar computadores;
  • instalar, configurar e utilizar softwares;
  • interligar sistemas de computadores, identificando as arquiteturas de rede e analisando meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação;
  • avaliar a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica dos componentes de redes;
  • diagnosticar e corrigir falhas no funcionamento de equipamentos de informática;
  • realizar manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de informática;
  • realizar procedimentos de Backup e recuperação de dados;
  • orientar terceiros em relação às técnicas e tecnologias computacionais empregadas em suas necessidades.

O acesso ao Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática, presencial, destinado a portadores do certificado de conclusão do Ensino Fundamental, ou equivalente, poderá ser feito através de:

  • processo seletivo, aberto ao público ou conveniado, para o primeiro período do curso; ou
  • transferência, para período compatível

2016

A prática profissional proposta para o curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade integrada, do IFRN rege-se pelos princípios da equidade (oportunidade igual para todos), flexibilidade (mais de uma modalidade de prática profissional), aprendizado continuado (orientação em todo o período de seu desenvolvimento), superação da dicotomia entre teoria e prática (articulação da teoria com a prática profissional) e acompanhamento do desenvolvimento do estudante.

De acordo com as Orientações Curriculares Nacionais, a prática profissional é compreendida como um componente curricular obrigatório e estabelecida, portanto, como condição indispensável para obtenção do diploma de Técnico de Nível Médio. No IFRN, essa prática é realizada por meio de Projetos Integradores (obrigatórios) e complementada pela realização de Estágios Curriculares, Projetos de Pesquisa ou Projetos de Extensão, podendo esses serem desenvolvidos na própria instituição, na comunidade ou em locais de trabalho, objetivando a integração entre teoria e prática, com base na interdisciplinaridade, e resultando em relatórios técnicos sob o acompanhamento e supervisão de um orientador.

A prática profissional tem carga horária mínima de 400 horas e deverá ser devidamente planejada, acompanhada e registrada, a fim de que se configure em aprendizagem significativa, experiência profissional e preparação para os desafios do exercício profissional, ou seja, uma metodologia de ensino que atinja os objetivos propostos. Para tanto, deve ser supervisionada como atividade própria da formação profissional e relatada pelo estudante. Os relatórios produzidos deverão ser escritos de acordo com as normas da ABNT, estabelecidas para a redação de trabalhos técnicos e científicos e farão parte do acervo bibliográfico da Instituição. As modalidades da prática profissional estão descritas a seguir.

Documentos necessários para prática profissional

Declarações e documentos para orientadores da prática profissional

Declarações e documentos para coordenador de curso e secretário acadêmico

Modelos de relatórios de prática profissional

Guias de Normalização para Trabalhos Acadêmicos

A Biblioteca disponibiliza para o aluno, guias online, contendo orientações para a elaboração dos trabalhos acadêmicos de acordo com a sua tipologia (TCC, relatório, artigo, tese, dissertação, entre outros).

Fonte:Página de Biblioteca Central Sebastião Fernandes

Ficha de identificação / catalográfica

O aluno deverá procurar a biblioteca do campus, com uma cópia aprovada pelo orientador, para avaliação pela bibliotecária da normas e padrões da ABNT.

* Devido ao Formulário de Identificação ser item obrigatório para o IFRN, preencher ficha de identificação e anexar ao relatório.

Conforme a NBR 10719:2015 Relatório técnico e/ou científico.

4.2.1.1.2 Verso b) dados internacionais de catalogação-na-publicação, elemento opcional, deve conter os dados de catalogação-na-publicação, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente. Os dados internacionais de catalogação-na-publicação serão obrigatórios quando não utilizado o formulário de identificação.

Finalização de prática profissional

Ao final do desenvolvimento da prática profissional, quando o aluno já encerrou todos os requisitos conforme o [ 2ª Revisão - ATUALMENTE EM USO - Guia passo-a-passo para realização de prática profissional 2017 ], este deverá abrir um processo eletrônico no SUAP, com o assunto: Finalização de prática profissional. (OBS: O alunos pode encaminhar o processo no SUAP através do orinetador ou solicitar a Secretária Acadêmica da DIATINF).

Os seguintes documentos serão obrigatórios em anexo ao processo de finalização de prática profissional no SUAP

  1. Relatório final, digitalizado, em formato PDF. Verão final, após revisão por parte do orientador (comprovado ao anexar a folha de aprovação ao relatório) e revisão pelo biblioteca (anexar comprovante emitido pela biblioteca. Ao final do relatório, deve constar ficha catalográfica / identificação.
  2. Formulários, dependendo da modalidade de prática profissional, preenchidos incluindo as atividades realizadas (comprovação somente com assinaturas no formulário. Adicionalmente, solicita-se uma declaração emitida pela instituição onde foi realizada a prática profissional, em papel timbrado com assinatura do responsávwel) : Formulário da prática profissional - Modalidade - estágio ou Formulário da prática profissional - Modalidade - Projeto de Pesquisa e/ou Extensão.
  3. Ata de apresentação pública de prática profissional devidamente preenchida e assinada pelo orientador.
  4. Termo de arquivamento de relatório de prática profissional, seja depósito físico ao através do Memoria.ifrn.edu.br, devidamente assinado pelo coordenador de curso e/ou secretário acadêmico.

2019

2018

2017

2016

2015

  • O que é bullying?

Bullying se caracteriza por uma série de agressões intencionais, físicas e/ou verbais entre pessoas de um mesmo grupo (ex: estudantes).

  • Quem participa do bullying?

Existem 3 participantes no bullying: o agressor, a vitima e o espectador. Existem 2 tipos de espectador, o passivo que apenas vê o bullying acontecer e normalmente não denuncia com medo de virar vitima e o espectador ativo que é aquele que além de ver o bullying ocorrer ele participa rindo da situação.

  • Como posso denunciar um caso de bullying no IFRN?

Você pode entrar em contado com a pedagogia/coordenação do seu curso ou se preferir pode fazer uma denúncia anônima (através do formulário abaixo) pedindo ajuda no observatório anti-bullying.

Envie seu relato anônimo

Passou por uma situação de agressão e não sabe a quem pedir ajuda ?! Quer denunciar de forma anônima um incidente em sala de aula ?

Estamos a disposição para lhe atender.

Coordenador: Prof. Anderson Eugenio Silva da Costa
Portaria: 176/2019 - DG/CNAT/RE/IFRN, 13 de fevereiro de 2019
E-mail: anderson.costa@ifrn.edu.br

Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação
Instituto Federal de Educação Tecnológica - IFRN
Av. Sen. Salgado Filho, 1559 - Tirol - Natal/RN
CEP: 59015-000
Fone: +55 84 4005-9980

  • cursos/tecnicos/msi/start.txt
  • Última modificação: 2019/11/07 15:03
  • por 2802096